22.5 C
Rio de Janeiro
Maxx Saúde
Saúde & Tecnologia

Autoclave – Um equipamento essencial!

via Vestatech

Dentre os equipamentos hospitalares essenciais para o bom funcionamento de hospitais, clínicas médicas e odontológicas está a autoclave.

Ao utilizar o vapor da água sob pressão, o equipamento fornece uma esterilização eficiente em aparelhos não descartáveis. As altas temperaturas eliminam os riscos de contaminação a pacientes e profissionais da saúde.

Para que os resultados dessa ação sejam satisfatórios, é importante que o equipamento seja utilizado de forma correta e receba a manutenção periódica.

A autoclave e a engenharia clínica 

Um aparelho contaminado utilizado em um procedimento médico pode trazer sérias complicações a um paciente.

Além de infecções e contaminação, há também potencial para transmissão de doenças pessoa a pessoa, como o vírus da hepatite B, por exemplo.

Devido a esse fato a ANVISA estipula normas técnicas ao uso adequado das autoclaves para todos os setores de saúde. Define, ainda, que a avaliação do uso adequado é de responsabilidade dos fiscais sanitários.

Entre as normas de uso podemos destacar a resolução RDC nº 15. Publicada em março de 2012, diz no Art. 95 que a água utilizada no processo de geração de vapor deve atender às especificações do fabricante.

Essas especificações de uso, no entanto, nem sempre são claras a todos profissionais. Nesses casos, ressalta-se a importância da engenharia clínica.

Por se aprofundar no conhecimento de como funcionam os equipamentos hospitalares, esse profissional é apto a repassar as informações necessárias aos operadores a fim de se alcançar os melhores resultados com o seu uso.

Mas esse não é o único momento que a engenharia clínica se destaca na operação de autoclaves.

De uso diário e de função vital para clínicas e hospitais, as autoclaves devem receber manutenção preventiva a cada três meses para operar em toda sua capacidade.

Para que o procedimento seja realizado de forma segura, correta, ágil e sem comprometimento das funções, é fundamental contar com um engenheiro clínico.

Equipamentos hospitalares salvam vidas e permitem que profissionais de saúde atendam seus pacientes de forma segura e eficiente.

Utilize suas autoclaves de maneira adequada e mantenha a manutenção preventiva em dia.  Forneça o melhor serviço a seus pacientes.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre como a engenharia clínica pode auxiliar instituições de saúde.

Até a próxima!

FONTE: Vestatech |
https://vestatech.com.br/

Postado por: Maxx Saúde

Related posts

Unicamp cria fórmula para combater mosquito da dengue com partícula de amido de milho e óleo de tomilho

MAAXSAUDE

Cientistas criam braço robótico controlado pela mente sem chip cerebral

MAAXSAUDE

Dispositivos digitais abrem novas possibilidades na saúde

maxxsaud_contato

Deixe um Comentário