18.3 C
Rio de Janeiro
Maxx Saúde
Práticas Integrativas

Programa leva mais saúde e tranquilidade para as futuras mamães

Gestante Bem Cuidada, da Clinipam, oferece atendimento multidisciplinar em todas as fases da gestação, do pré-parto ao aleitamento materno

via G1

A boa notícia chega pelo exame de sangue: a família vai aumentar. Traz junto um universo de dúvidas e anseios que perduram por toda a gestação: “Posso fazer parto normal?”, “Será que vou saber amamentar?”. Estas e outras questões que acompanham futuras mamães são respondidas no Programa Gestante Bem Cuidada, da Clinipam, criado em maio de 2018 para oferecer apoio especializado nesta fase tão importante da vida. Uma equipe multidisciplinar faz o trabalho de orientar mães e companheiros sobre as principais mudanças no corpo e na rotina da família, além de oferecer orientações sobre exames, parto e amamentação. O programa já atendeu 1.000 mamães nos grupos de gestantes, pré-natal e consultorias de aleitamento.

O acompanhamento é multidisciplinar, com grupos presenciais e orientações por e-mail e telefone. Taciana Mattos Ribeiro Bonete, enfermeira obstétrica (COREN 273.068) e gerente da unidade Materno Infantil da Clinipam, fala sobre a acolhida: “assim que a beneficiária recebe o resultado positivo, enviamos nosso contato. A inscrição pode ser feita quando a gestante quiser, e é a partir daí que iniciamos o monitoramento da gestação, com contatos telefônicos regulares e e-mails específicos para cada etapa da gravidez”.

Enquanto a família se prepara psicologicamente para a chegada de um bebê, a equipe do Gestante Bem Cuidada acompanha a saúde das mães. Nos grupos presenciais são discutidos temas como pré-natal, nutrição e atividade física na gestação, alterações psicológicas e trabalho de parto. Taciana conta que a preparação para o dia do nascimento é parte do programa: “ensinamos a reconhecer os sinais de trabalho de parto e até o caminho que a gestante percorrerá na maternidade. Nossos grupos contam com enfermeira obstétrica, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e educador físico. Levamos o máximo de informação para que as gestantes fiquem mais tranquilas e seguras até o momento do parto”.

Atendimento individualizado: bom para a mamãe e o bebê

Caroline Gomes Ochika, 32 anos, entrou para o programa assim que ele teve início. Como toda mamãe de primeira viagem, tinha várias dúvidas e encontrou muito mais do que apoio médico: “o ambiente onde somos recebidas, o atendimento da equipe, o contato com outras gestantes: tudo isso foi fundamental para que minha gravidez transcorresse com mais tranquilidade”. Mãe de Fábio, que hoje tem 4 meses, Caroline precisou fazer reposição de ferro quinzenalmente devido a uma cirurgia bariátrica. Ela conta como o acompanhamento médico individualizado a ajudou: “no grupo, tive vontade que meu filho nascesse de forma natural, no seu tempo. Mas isso ainda era incerto, devido à reposição de ferro que eu estava fazendo e a outras cirurgias. Havia a possibilidade de que o Fábio nascesse prematuro. Tenho certeza que foi o acompanhamento multidisciplinar do programa que me ajudou a realizar este sonho: meu filho nasceu na hora certa, de parto natural e hoje está supersaudável”.

Caroline participou de todas as etapas, palestras e grupos. Ela destaca o cuidado da equipe ao tratar de temas como a ansiedade pré-parto. “Trocar experiências com profissionais e outras gestantes que já são mães me ajudou muito”, diz. O grupo de ansiedade acolhe beneficiárias a partir da 33ª. semana e orienta gestantes sobre pontos práticos e emocionais mais perto da chegada do bebê.

Suporte pós-parto faz parte do programa

Quando o bebê nasce, começa uma nova rotina para a família, também contemplada no Gestante Bem Cuidada. A gerente da unidade Materno Infantil da Clinipam, Taciana Bonete, diz que o atendimento às puérperas é extensivo ao programa e tem como objetivo promover bem-estar físico e emocional: “nossa metodologia passa por um diálogo constante entre os profissionais da equipe e as participantes. Após o nascimento, a gestante recebe visitas da enfermeira obstétrica na Maternidade durante todo o período de internamento. Conversamos sobre a experiência do parto, emoções, atendimento, realizamos as primeiras orientações pós-parto e de aleitamento materno”.

Atualmente cerca de 800 gestantes são atendidas pelo programa da Clinipam. Além de toda a experiência proporcionada pelos grupos, a operadora conta com uma Unidade Ginecológica Obstétrica 24h. Localizada ao lado da Maternindade Nossa Senhora de Fátima, funciona com consultas eletivas, realiza exames pré-natal em gestantes de risco habitual e alto risco e possui equipe de atendimento para emergências. Taciana destaca que a Unidade oferece, ainda, Consultoria de Aleitamento Materno 24h: “a beneficiária pode procurar nosso serviço quando tiver qualquer dúvida ou dificuldade relacionada ao aleitamento. Avaliamos a mamada, se o bebê está fazendo a pega correta, orientamos sobre a importância do leite materno e ficamos à disposição para ajudá-la ali mesmo, no plantão”.

Como participar do Gestante Bem Cuidada?

Atividades do programa Gestante Bem Cuidada são exclusivas e gratuitas para beneficiárias Clinipam. Equipe é multidisciplinar e, entre as ações, há aulas de pilates realizadas no Centro de Qualidade de Vida da operadora — Foto: Divulgação

Atividades do programa Gestante Bem Cuidada são exclusivas e gratuitas para beneficiárias Clinipam. Equipe é multidisciplinar e, entre as ações, há aulas de pilates realizadas no Centro de Qualidade de Vida da operadora — Foto: Divulgação

Taciana Bonete diz que a inscrição no programa é voluntária, exclusiva para beneficiárias e pode ser feita em qualquer período da gestação. Os grupos, a consultoria de aleitamento materno e o pilates para gestantes (realizado no Centro de Qualidade de Vida da Clinipam) são gratuitos. Os resultados mostram que, com apenas um ano de vida, o Gestante Bem Cuidada tem um grande futuro pela frente. “Nossa Unidade já fez mais de 10 mil atendimento e pelo pré-natal já passaram mais de mil gestantes. Trabalhamos os conteúdos dos grupos de forma muito realista, para trazer o lado mais prático e menos romantizado da gestação. Gerar uma vida requer responsabilidade muito grande com a própria saúde. Em nossas pesquisas, apuramos que 82% das gestantes não conheciam muitos dos temas abordados nas palestras. Isso reforça a nossa crença sobre a importância de um trabalho multidisciplinar”, conclui Taciana.

Direção Clinipam:
Dr. Gilton Guilgen: CRM 6838
Dr. Cadri Massuda: CRM 6310

Fonte: G1 |
https://g1.globo.com

Postado por: Maxx Saúde

Related posts

Pacientes com transtorno mental têm direito a tratamento humanizado

MAAXSAUDE

Ansiedade infantil: quais são as melhores formas de lidar com ela?

MAAXSAUDE

Recomendações do tempo da atividade física por faixa etária

MAAXSAUDE

Deixe um Comentário