Nas instituições de saúde a necessidade de realizações de investimentos visando ampliar e melhorar a capacidade de atendimentos é frequente.
Por conta disso é fundamental que a gestão hospitalar procure sempre reduzir custos e seja obstinada no combate a desperdícios.
E, para isso, é importante lembrar-se de alguns fatores que costumam gerar esses desperdícios e que nem sempre receberem a devida atenção.
Evitando o desperdício na gestão hospitalar
1. Capacidade da equipe de gestão
Quem vive o dia a dia de gestor sabe que essa não é uma tarefa fácil. É algo que exige o exercício de diferentes habilidades.
E isso se aplica a todos que ocupam postos de cargos de liderança e tomada de decisão.
E, nos casos aos quais o gestor não for capaz de exercer suas funções e liderar sua equipe da melhor forma, as chances de que suas ações tragam grandes prejuízos à instituição são altas.
Quem quer combater o desperdício em seu hospital ou clínica tem a obrigação de se debruçar sobre aqueles que são sua equipe de gestão.
Caso seja identificada inaptidão para exercer cargos e funções o recomendado é que se faça a troca por um profissional capacitado.
Cercar-se de uma equipe capacitada e que supra as exigências da instituição é o primeiro passo para evitar desperdícios.
2. Gestão dos equipamentos hospitalares
Os hospitais e clínicas são cada vez mais dependentes do uso de equipamentos hospitalares no atendimento a pacientes.
O parque tecnológico, dessa forma, ganha em tamanho e relevância nas instituições, exigindo uma boa gestão de seus recursos.
Caso contrário, aquela que era para ser uma solução acaba se tornando fontes de desperdícios e prejuízos.
Além do controle dos equipamentos a gestão deve se atentar a um cronograma de manutenção preventiva.
Para, assim, diminuírem os riscos de ocorrência de quebras e paradas inesperadas que levem à manutenção corretiva que, além de causarem a parada dos atendimentos, costumam ter um custo elevado às instituições de saúde.
3. Gestão dos contratos
Outro aspecto que merece atenção da gestão hospitalar é quanto à gestão de contratos, que nem sempre é realizada adequadamente.
O estabelecimento de relações de serviços deve sempre ser feito de maneira estratégica e em acordo com os objetivos da instituição.
Um contrato feito sem uma correta análise das necessidades da instituição é fonte quase certa de desperdícios e prejuízos.
Como podemos perceber, quando falamos em desperdício as diferentes faces da gestão hospitalar estão no topo dos fatores.
E não poderia ser diferente! Afinal, é o gestor que irá tomar as decisões e definir o rumo da instituição.
Evitar desperdícios, reduzir custos e alcançar a máxima capacidade de investimento são marcas de uma boa gestão hospitalar.
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Até a próxima!
Fonte: Vestatech Engenharia Clínica | https://vestatech.com.br
Postado por: Maaxx Saúde