17.8 C
São Caetano do Sul
Maxx Saúde
Gestão Hospitalar

O que é a engenharia clínica?

via Vestatech

Os avanços da tecnologia e do conhecimento experimentados no século XX modificam a medicina profundamente. Além dos profissionais de saúde, os equipamentos cumprem papel central no cuidado aos pacientes.

A partir dos anos 1960, a entrada desses equipamentos e a preocupação com a segurança dos pacientes deu início a um novo campo do conhecimento: a engenharia clínica. E, em pouquíssimo tempo, passou a ter grande relevância na área da saúde.

A engenharia clínica é fundamental para área da saúde 

Derivada da engenharia biomédica, possui como foco a gestão das tecnologias da saúde. Em um conjunto de conhecimentos da engenharia e fundamentos gerenciais, atua dentro de hospitais e unidades de saúde. Tem como objetivo aprimorar os cuidados aos pacientes.

Essas características fazem com que, atualmente, o setor de engenharia clínica seja composto por profissionais multidisciplinares que trabalham em conjunto com administradores e profissionais ligados ao atendimento a pacientes.

O maior foco é contribuir para o planejamento tecnológico das atividades. Por vezes aquele que exerce esse tipo de engenharia é também responsável por ministrar treinamentos e prestar auxílio no uso de equipamentos.

À parte disso, é justo dizer que o engenheiro clínico presta assistência técnica e desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento de uma unidade de saúde.

Mas não somente isso. Ele é o responsável por selecionar as tecnologias existentes no mercado. Os aspectos, como necessidade, segurança e potencial de retorno para a empresa são levados em conta.

Essa seleção e análise cuidadosa, embasadas em dados e estudos científicos, são repassadas à administração hospitalar para que sejam elaboradas as especificações técnicas apresentadas à comissão de compra ou outro responsável.

É o engenheiro clínico que também irá fazer a gestão da vida útil dos equipamentos, realizando manutenções preventivas e corretivas e indicando a necessidade de trocas em prazo compatível para que não haja falhas no atendimento.

Em um momento onde os equipamentos hospitalares assumem papel centra no tratamento de pacientes, o engenheiro clínico torna-se peça fundamental na área da saúde permitindo que unidades hospitalares funcionem em plena capacidade e com uma gestão de maior eficiência.

 Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Fonte: Vestatech | https://vestatech.com.br

Publicado por: Maaxx Saúde |

Related posts

Novo Código de Ética Médica entra em vigor hoje

maxxsaud_contato

Em semana decisiva de contágio por covid-19, Rio não tem leitos

maxxsaud_contato

Copa do Mundo Sub-17: Ministério da Saúde fortalece ações para atender emergências durante jogos

maxxsaud_contato

Deixe um Comentário