via VESTATECH
As mudanças em uma instituição de saúde devem ser constantes pensando em melhorias e no bem-estar dos pacientes.
O envelhecimento da população brasileira jogou luz sobre as excelentes oportunidades de negócio no setor da saúde.
Com o impulso de investidores, fusões e aquisições de instituições se tornaram comum.
Esse movimento foi ainda mais aprofundado a partir de 2015 com a promulgação da lei que permitiu a entrada de capital estrangeiro em atividades ligadas à saúde.
Pela especificidade do setor, contudo, essas grandes decisões não devem ser pautadas apenas pelo aspecto financeiro.
O atendimento ao paciente deve estar sempre no foco das ações tomadas pela gestão hospitalar.
As grandes decisões da gestão hospitalar e o impacto aos pacientes
Na gestão hospitalar é preciso ter claro que todas as decisões tomadas afetam diretamente o atendimento aos pacientes.
Quanto maior a escala, maior o impacto.
E isso fica claro quando observamos mais de perto o movimento de fusões e aquisições destacadas acima.
Um exemplo é a entrada de investidores no setor que tem promovido uma maior profissionalização das instituições.
As novas peças trazem conceitos, como governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia de gestão, gerenciamento de processos e gestão de pessoas ao ambiente hospitalar.
Não que essas questões estivessem apartadas da gestão hospitalar anteriormente. Contudo, surgem agora de maneira incisiva levando a maturidade da gestão em hospitais e clínicas.
E isso atinge também a apuração custos, algo de alta complexidade em instituições de saúde e que resulta em um melhor controle financeiro.
Para o paciente toda essa movimentação, quando bem realizar, se traduz em melhorias no atendimento, um dos objetivos buscados na gestão hospitalar quando falamos em melhoria de resultados.
Para atingir esse objetivo, o bom andamento das atividades do hospital é imprescindível.
E isso é possível por meio da qualificação de profissionais, otimização de processos e modernização do parque tecnológica, por exemplo.
Tenha em mente: se traz resultados positivos aos pacientes, é uma atitude a ser tomada em sua instituição de saúde, que também será brindada com bons resultados.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações e dicas sobre gestão para seu hospital.
Até a próxima!
Fonte: Vestatech Engenharia Clínica | www.vestatech.com.br
Postado por: Maaxx Saúde